O que você precisa saber sobre Hepatite A?
- Dra. Juliana Framil

- 22 de ago.
- 2 min de leitura
A hepatite A é causada por um vírus que adquirimos através de água e alimentos contaminados. Esse vírus pode provocar febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, enjoo, vômitos, pele ou olhos amarelados e urina escura. No geral, o contato acontece na infância e doença pode ser bem leve, com pouco ou até mesmo sem nenhum sintoma. A maioria das pessoas ficam curadas rapidamente. Entretanto, para uma minoria, a Hepatite A pode causar sérios problemas ao fígado, levando a quadros mais graves e insuficiência hepática.
E você pode estar se perguntando: a hepatite A tem algum tratamento?
Não há um medicamento específico contra o vírus da Hepatite A. O tratamento é de suporte, ou seja, utilizamos medicamentos para controlar os sintomas, hidratação e repouso.
Dessa forma, estando diante de uma doença potencialmente grave e sem tratamento específico, a melhor estratégia é a prevenção!!
A forma mais eficaz de estar protegido é através da vacinação.
A vacina da hepatite A está recomendada aos 15 meses de idade, mas pode ser aplicada, no Sistema Único de Saúde (SUS), em até menores de 5 anos, caso a criança não tenha sido vacinada previamente.
Se vc não tomou essa vacina, é importante realizar o teste da sorologia para a hepatite A, para confirmar se houve contato com a vírus no passado. Caso a sorologia seja negativa, está indicada a vacinação. Neste caso, são recomendadas 2 doses, com intervalo de 6 meses entre elas.
A vacina não contém virus vivo, por esse motivo, não pode causar a doença e é super segura.
Além da vacina, por ser uma doença transmitida principalmente pela via fecal-oral, ou seja, através da ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus, outras medidas importantes para sua prevenção são:
- Lavar bem as mãos, principalmente antes de manipular os alimentos;
- Ter cuidado com a água para consumo, garantindo que esteja filtrada ou adequadamente fervida;
- Cuidados com exposição à locais contaminados com esgoto.
- Praticar sexo seguro – não esqueça que é uma doença que pode ser transmitida pela fica fecal-oral, portanto, a prática do sexo anal pode estar envolvida em sua transmissão.
Proteja-se!
Em caso de dúvidas sobre a vacina ou diante de sinais e sintomas sugestivos de Hepatite A, agende sua consulta através do link:
Dra Juliana Framil
CRM 151988
RQE 94528
.png)



Comentários