Tira-dúvidas com Dra Juliana Framil
- Dra. Juliana Framil

- 9 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2025
Tema: Vacina da Gripe
"Tomei vacina contra a gripe e fiquei gripado": será que isso é verdade?
Quem nunca ouviu alguém dizer isso? Mas será que a vacina realmente pode causar gripe? Vamos esclarecer essa dúvida e entender melhor como a imunização funciona!
Como a vacina da gripe age?
A vacina protege contra o vírus Influenza, responsável pela gripe. Existem vários tipos desse vírus, e eles mudam constantemente. Por isso, a cada ano, a vacina é atualizada para combater as cepas que mais circularam no ano anterior.
Por que se vacinar?
Na maioria das pessoas, a gripe causa sintomas leves, como febre, dor no corpo, tosse e coriza. Porém, em alguns casos, a doença pode evoluir para uma pneumonia grave, piorar doenças crônicas (como problemas cardíacos e pulmonares) e até levar à morte.
A gripe em dados: Os primeiros registros da circulação do vírus influenza na sociedade são de 412 a.C.(antes de Cristo). É um dos patógenos mais antigos descobertos pela humanidade! Estima-se que ela já causou 50 milhões de mortes na história. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 bilhão de pessoas são infectadas por ano no mundo. Só nos Estados Unidos, morrem entre 20 mil e 50 mil pessoas anualmente por complicações da gripe. Em 2025, até março, o Estado de São Paulo já registrou 393 casos graves e 30 mortes por Influenza.
Quem deve se vacinar?
As vacinas disponíveis no Brasil protegem contra três ou quatro tipos de vírus da gripe mais prevalentes e são atualizadas, anualmente, de acordo com os vírus que mais circularam no hemisfério Sul no ano anterior.
O SUS oferece a vacina gratuitamente para grupos prioritários, como:
Crianças de 6 meses a 6 anos
Gestantes e puérperas
Idosos (maiores de 60 anos)
Pessoas com doenças crônicas ou baixa imunidade
Profissionais da saúde, educação e segurança
Indígenas, quilombolas e população em situação de rua, entre outros.
Quem nunca se vacinou deve tomar duas doses (com intervalo de 30 dias entre elas). Quem já tomou em anos anteriores, precisa apenas de uma dose anual.
Em clínicas privadas, não há restrição de idade ou comorbidade para receber a vacina da gripe.
E a vacina pode causar gripe?
Não! A vacina não contém vírus vivo, ou seja, ela não provoca gripe. Algumas pessoas podem ter reações leves, como dor no local da injeção ou febre baixa, mas isso é normal e passageiro.
Além disso, é possível pegar gripe mesmo vacinado, pois a imunização não bloqueia totalmente a infecção – seu principal objetivo é evitar casos graves e mortes. Ou seja, mesmo que você adoeça, a vacina ajuda a diminuir o risco de complicações. Além disso, há outros vírus que podem causar quadros gripais além do influenza e que podem ser confundidos após a vacinação.
Vacinar ainda é a melhor proteção!
.png)



Comentários